1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Infecções alimentares

Enfim chegou o momento mais esperado: as suas férias. Mas antes de colocar o pé na estrada para viajar, é necessário ficar de olho em alguns cuidados com aalimentação para evitar infecções muito comuns nessa época do ano.
A maioria das infecções gastrintestinais, conhecidas como GECA (gastroenterocolite aguda), são mais comuns no verão. Devido a alta temperatura, o crescimento bacteriano nos alimentos é muito maior, favorecendo as infecções bacterianas por contaminação alimentar.
Outro fator contribuinte é a aglomeração populacional no litoral, o que leva às piores condições de saneamento básico, contribuindo com o aparecimento da GECA. Além disso, é necessário também ficar atento com os alimentos que são vendidos na praia.

Para evitar esses tipos de transtornos e aproveitar as férias com muito mais saúde, basta seguir algumas dicas fornecidas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia:

• Não ingerir, sob hipótese alguma, água que não seja filtrada (em filtro adequado e novo) ou fervida;
• Dar preferência a água mineral vinda de empresa segura, estar sempre atento com o lacre da garrafa;
• Evitar comprar sucos ou mesmo "drinks" na praia, já que o gelo pode estar contaminado;
• Evitar consumo de frutos do mar (a não ser que as fontes sejam conhecidas e os alimentos estejam frescos);
• Evitar alimentos de fonte duvidosa como pastéis, coxinhas, empadinhas, entre outros. Prefira sempre a ingestão de frutas, sucos feitos em casa ou industrializados e refrigerantes (sempre tomando cuidado com as pedras de gelo);
• Se possível, dar preferência para férias em locais com menor densidade populacional, pois as infecções virais são mais comuns onde existe maior aglomeração populacional.